Durante o evento Tech Day na China, o GAC Group revelou sua mais recente solução de mobilidade integrada totalmente elétrica – um eVTOL chamado Gove. Este design exclusivo consiste em dois veículos separados que podem operar juntos ou independentemente no ar e na terra.
Guangzhou Automobile Group Co., Ltd., mais conhecido como GAC Group, é um conglomerado automotivo estatal chinês e o quinto maior fabricante do país em seu segmento. Além dos veículos, o Grupo GAC pesquisa desenvolve outras soluções de mobilidade e suas tecnologias adjacentes, como carregadores rápidos de EV e agora, veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL).
Como esse nascente segmento de aviação sustentável continua a evoluir de um episódio fictício dos Jetsons para uma plausibilidade genuína, vimos muitos eVTOLs surgirem nos últimos anos. Desenvolvimento, fabricação e certificação já são grandes obstáculos que estamos observando startups em todo o mundo tentando superar para decolar, e isso é apenas para colocar os eVTOLs em operação.
O novo Gove eVTOL do GAC é uma visão empolgante do futuro
De acordo com o GAC , seu novo Gove eVTOL é uma combinação das iniciais das palavras “GAC, On the Go, Vertical e EV” – tudo o que sua nova máquina hiperfuturista representa. A empresa estreou o Gove na frente de uma multidão durante o Tech Day Event hoje cedo, explicando que vê o Gove como parte integrante da linha de mobilidade da GAC no futuro.
Esse processo certamente levará algum tempo, já que poucos desenvolvedores de eVTOL foram certificados para operar voos com passageiros dentro , muito menos uma aeronave elétrica com um carro conectado a ela. Não importa em que país você esteja, haverá muita burocracia para resolver.
Dito isto, o GAC parece ter a metade superior do Gove em funcionamento, pois o eVTOL já completou seu voo inaugural fora da sede da empresa.
A empresa explicou que o Gove foi projetado com o sistema ADiGO-Pilot autônomo da GAC, bem como um sistema de voo multirotor de backup duplo. Como você verá no vídeo de lançamento abaixo, o passageiro se senta dentro da parte eVTOL do Gove enquanto o veículo abaixo navega de forma autônoma.
Em um futuro não tão distante, poderemos decolar verticalmente da estrada, deixando a parte do carro para retornar com segurança à base GAC mais próxima de forma autônoma. Com base apenas na infraestrutura tradicional, eu apostaria que o futuro está muito distante, mas é bastante interessante sonhar e poderia, pelo menos, oferecer um vislumbre de para onde está indo a mobilidade totalmente elétrica e holística.