Você sabia que os operadores ficaram pouco mais de dois meses sem comunicação com o helicóptero na superfície de Marte? Seu 50º voo , em abril deste ano, foi um voo recorde para o helicóptero, chamado Ingenuity.
A NASA disse na semana passada que o helicóptero Ingenuity está vivo e bem após seu 52º voo. A zona de aterrissagem do voo, que era uma missão de reconhecimento para futuras viagens do rover Perseverance, colocou o Ingenuity atrás de um cume e fora de comunicação com o rover.
Isso é rotina para o Ingenuity e já aconteceu antes. Durante o voo, o Ingenuity pode enviar dados e imagens, mas deve esperar até que o contato seja estabelecido para certificar que tudo está bem.
Durante o hiato de 63 dias, que era esperado, as equipes tiveram que esperar para saber o verdadeiro resultado do voo 52. Embora a sequência de voos 100% bem-sucedidos continue, tudo pode acontecer a qualquer momento.
O voo 52 foi um voo de 1.191 pés (363 metros) para inspecionar as próximas áreas de viagem do Perseverance Rover. A NASA afirmou que, se todos os sistemas do Ingenuity permanecerem saudáveis, o próximo voo pode ser esperado nas próximas semanas.
Originalmente, o Ingenuity deveria voar apenas cinco vezes em um único mês. Dois anos depois, tornou-se uma parte vital da missão Mars 2020 e mudou a maneira como os planejadores da missão estão olhando para as próximas etapas de seus programas.
O Ingenuity teve tanto sucesso que o Congresso pediu que aeronaves semelhantes fossem adicionadas ao plano da missão Mars Sample Return para ajudar na coleta de amostras principais. A NASA também está trabalhando em uma aeronave espacial muito maior chamada Dragonfly , com os olhos preparados para voar ao redor da lua gelada de Júpiter, Titã.