A XTEND, desenvolvedora do sistema operacional autônomo guiado por humanos XOS, está se unindo aos especialistas em inteligência artificial (IA) e visão computacional SightX. A parceria visa aumentar os recursos de processamento de dados a bordo de drones, robôs e dispositivos inteligentes.
A XTEND, com sede em Israel, foi notícia recentemente por sua aquisição da empresa de inspeção de drones de Cingapura Performance Rotors . E agora, a empresa firmou parceria com outra empresa para garantir que tanto os drones próprios quanto os de seus clientes sejam capazes de reconhecer e rastrear objetos, entender cenas e analisar situações em tempo real com muito mais eficácia e eficiência.
O sistema operacional do drone XOS foi projetado para permitir a colaboração entre humanos e máquinas no solo e em qualquer cenário. O sistema escalável e flexível torna qualquer drone um drone definido por software. Além disso, o sistema operacional está aberto a desenvolvedores de aplicativos de terceiros para publicar e implantar seu software usando o kit de desenvolvimento de software (SDK) da XTEND.
A loja de aplicativos XOS já inclui aplicativos para vários tipos de missão, incluindo aplicativos que podem controlar a posição de um drone e extrair dados, controlar cargas úteis – como garras robóticas ou gás avançado ou detectores cibernéticos – ou inspecionar infraestrutura industrial de petróleo e gás com defeito. A loja de aplicativos também permite que os desenvolvedores de hardware expandam os recursos de seus próprios drones e robôs de acordo com seu mercado-alvo.
E agora, a tecnologia do SightX atuará como um componente-chave da camada de aplicação de IA do sistema. “Na verdade, nossa colaboração com o SightX já está ajudando vários clientes globais de nível 1 a aprimorar suas operações de drones hoje”, diz Rubi Liani, cofundador e CTO da XTEND.
“Como empresa de software, entendemos o valor da parceria com os melhores fornecedores de tecnologia, como o SightX, para aumentar a capacidade de nosso sistema operacional independente de hardware de controlar drones, robôs e dispositivos inteligentes próprios ou de terceiros. É por isso que acreditamos que o XOS se tornará o sistema operacional de escolha para quem procura maximizar o potencial de seus drones e sistemas robóticos, diminuindo os riscos para a vida de suas equipes ou as preocupações com a falta de supervisão humana ”, acrescenta Liani.