Destaques

Mavic Air 2 próximo do lançamento

Published

on

Aparentemente a DJI não está nem um pouco disposta a esperar o planeta voltar a girar pro lado certo pra tocar adiante seus planos de dominação mundial.

Quer saber dos últimos detalhes sobre o Mavic Air 2 e e também a data de lançamento? É só escolher se prefere assistir o vídeo abaixo ou continuar lendo. O conteúdo é o mesmo, muito embora IMHO o vídeo seja bem mais legal.

Bom pessoal, no começo desse ano algumas publicações começaram a ventilar a possibilidade da DJI apresentar ainda esse ano um sucessor da linha Mavic 2, em grande parte por conta dos lançamentos do Autel Evo 2 e do Skydio 2, que possuem algumas características significativamente superiores como a câmera 8K do Evo 2 e o sistema de desvio de obstáculos do Skydio 2.

Mas a gente sabe que o que move o mercado são os números e não a ansiedade. E com as vendas do Mavic 2 indo de vento em popa a DJI não teria porque tirá-lo do mercado.

Mas isso não significa que ela esteja de braços cruzados aguardando os concorrentes agirem, tanto que um dos maiores sucessos de venda da DJI está prestes a ganhar uma nova versão. O Mavic Air, que foi lançado em Janeiro de 2018 vai ser muito em breve substituído pelo Mavic Air 2.

E sim, vai ficar essa confusão de nome mesmo. Mavic 2 Pro, Mavic 2 Zoom e Mavic Air 2 ao invés de Mavic 2 Air.

Isso sem contar o Mavic Mini que ainda tá na primeira geração mas quando vier a segunda vai se chamar Mavic Mini 2.

Sei lá viu, pode ser implicância minha mas essa mania da DJI de chamar tudo de Mavic mais atrapalha do que ajuda.

Mas enfim…vamos aos fatos.

Mavic Air 2: Primeiro vazamento

Lá pelo início de março começaram a vazar as primeiras fotos de um novo drone com design característico da linha Mavic, com o nome Mavic escrito na parte de baixo e dimensões aparentemente um pouco menores que as do Mavic 2, e aí rapidamente as pessoas se dividiram sobre o que provavelmente era aquilo, se era um Mavic 2 Standard ou um Mavic Air 2.

De concreto o que já dava pra ver eram os sensores de posicionamento e led de pouso e decolagem na parte inferior, além de 2 buracos na parte traseira que nos conduziam a crer que se tratam de sensores de posicionamento. Nas laterais nenhum sensor estava visível muito embora os braços estivessem fechados e pode ser que tenha algum ali atrás.

As fotos também nos apresentaram a um novo tipo de rádio, um pouco mais quadrado, que evidenciava botões físicos para return to home, liga/desliga, foto e função, além de um seletor que agora além dos modos Normal e Sport também passou a permitir a seleção do modo tripé.

Isso sem contar o básico: 2 sticks de comando, 4 leds de nível de bateria e um botão liga/desliga.

Mas além disso aí tudo, os mais observadores também repararam que na parte de cima havia alguns volumes que sugeriam que os controles dos ombros permaneciam ali, provavelmente pra ajuste de gimbal e controle da câmera, e também que agora o suporte para o celuar finalmente iria pra parte superior do rádio, o que aliás é um pedido bastante antigo dos clientes da marca que sempre preferiram o celular na parte de cima, como era o caso do rádio da linha Phantom.

E agora uma opinião pessoal, já que como dá pra ver não tem nem sinal de LCD nesse rádio. Eu sigo achando que um drone dessa faixa de preço merecia demais um LCD com informações redundantes para as vezes que o DJI GO dá pau, como o do Mavic Pro e Mavic 2. Não sei o quanto mais caro ficaria mas certamente não seria muito.

Radio do Mavic 2 vem com LCD ao contrário do rádio do Mavic Air

E pra concluir o resumo desse primeiro vazamento também vale citar a indignação de alguns consumidores que estranharam o design disso aí tudo. Isso porque o desenho do Mavic Air sempre foi muito elogiado por ter um design moderno e colorido mas agora cedeu ao estilo monocromático e padronizado da linha Mavic tradicional. Mas daí já é uma questão de gosto. Eu gosto bastante do design da linha Mavic tradicional mas a ideia de padronizar tudo numa cor só, ao contrário do que a gente vê no Mavic Air original deixa claro que a DJI não está interessada em gastos desnecessários.

Alguns consumidores preferiam o design antigo do Mavic Air

Boa notícia pra quem vende adesivos de personalização. Vão seguir vendendo.

Mavic Air 2: Segundo vazamento

Desta vez agora foi a vez dos tradicionais vazamentos da FCC, já que o produto precisa ser homologado pra ser vendido, e nese vazamento pudemos descobrir um pouco mais sobre ele.

Primeiro que a parte superior do drone parece não ter nenhum sensor de posicionamento, então provavelmente não vai ter sistema de desvio de obstáculos omnidirecional, o que pode ser indiferente para alguns mas acaba sendo importante para pessoas com menos experiência e também em algumas atividades mais arriscadas como inspeções técnicas, onde o drone costuma voar bem próximo a estruturas como pontes ou paredes.

Outra informação importante diz respeito à bateria. A bateria atual do Mavic Air tem 2375mAh de capacidade, o que garante vôos de cerca de 15 minutos. Já a nova bateria foi aumentada para 3500mAh, tendo mantido a mesma tensão nominal de 11,55V. A gente não sabe se o peso se manteve ou se diminuiu mas dependendo disse e de alguns outros fatores como hélices, motores e ESC’s podemos esperar um tempo de vôo entre 20 e 30 minutos. Sendo bem conservador.

Uma certeza que temos é que ele virá com o sistema ADS-B, já que a DJI falou no ano passado que todos seus drones acima de 250g lançados a partir de 2020 viriam equipados com este sistema. Pra quem não conhece, o ADS-B é um sistema que permite ao drone enxergar aeronaves tripuladas por meio de seus transponders.

Mavic Air 2: Lançamento

Data de lançamento, pessoal! Quando é que ele chega as lojas? Bom, vocês sabem que essas perguntas tem datas que podem ser bem diferentes e dependem de diversas questões desde o tamanho da produção, tamanho da demanda, e até estratégia externa. Sobre a data de lançamento, segundo o que rola por aí ela estaria bem próxima, ainda neste mês. Mais precisamente 27 de Abril!

Já chegar às lojas é ooutra questão bem diferente. Geralmente eles fazem o lançameno oficial e iniciam as vendas lá fora. Algumas semanas depois começam as primeiras entregas e acaba chegando aqui no Brasil cerca de 1 mês depois disso. Então esperem começar a botar as mãos em seus exemplares lá pelo final de maio ou início de junho.

Isso, claro, se as especulações estiverem corretas.

Com relação ao preço ainda não surgiram informações mas espera-se que não fique muito longe do preço do Mavic Air atual, ou seja, 599 dolares na versão básica e 699 na versão flymore combo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor, habilite o JavaScript para enviar este formulário.

Sair da versão mobile