É certo que não é o tipo de invenção que marca um afastamento radical de suas inovações anteriores relacionadas a drones, mas um pedido de patente dos EUA recentemente publicado pela Ford Motor Co. oferece evidências adicionais de que a gigante automotiva pretende integrar UAVs em seus futuros carros e caminhões.
Considerando seus registros anteriores descrevendo conceitos para equipamentos que permitem que drones executem serviços abrangentes – incluindo acesso e partida de carros com baterias descarregadas – a apresentação da patente da Ford para um acessório de teto solar que permite que UAVs decolem e aterrissem de cima de carros e caminhões não é ‘t o material de fantasias de ficção científica.
A menos, é claro, que você seja alguém que anseia por uma empresa para realizar seus sonhos de realizar missões no topo de um veículo em movimento – pelo menos na teoria dos direitos autorais.
Porque, como o sempre vigilante blog da Ford Authority relatou – e a publicação do pedido 17/544535 do Escritório de Patentes dos EUA em 8 de junho – a empresa automobilística de Detroit está trabalhando em um sistema que permitiria que motoristas que atuassem como operadores de drones tanto decolassem quanto pousassem seus UAVs de cima de carros e caminhões equipados com teto solar, estacionados ou em movimento.
Talvez tão importante quanto acumular pontos puros, a engenhoca também está sendo concebida para permitir que as pessoas dentro – presumivelmente passageiros, em vez de motoristas – insiram ou recuperem seus drones de dentro do veículo, em vez de ter que fazê-lo de cima, facilitando ainda mais os voos sem parando.
Apenas tente e negue que não encontraria um mercado movimentado de ratos de estrada já morrendo pela chance de capturar vídeos de viagens com drones do Youtube sem ter que encostar.
Como isso funcionaria? No interesse da clareza (e aversão ao trabalho), vamos deixar a patente da Ford para o drone dock explicar.
O painel acessório do teto solar pode ser uma estrutura que pode ser fixada de forma removível a uma área do teto solar de um veículo. O painel de acessórios do teto solar pode ser usado para manter um drone associado ao veículo de modo que o drone possa decolar e pousar no painel de acessórios do teto solar. A parte superior do painel de acessórios do teto solar também pode ser acessível a partir da cabine do veículo, de modo que um usuário possa colocar o drone no topo do painel de acessórios do teto solar enquanto estiver dentro da cabine. O painel de acessórios do teto solar também pode ser usado para outros fins além de segurar drones.
É possível que provedores profissionais de serviços de mapeamento, levantamento ou inspeção de infraestrutura possam usar o acessório de teto solar removível para trabalhar em posições reclinadas dentro de seus veículos Ford. Mas a patente prevê que a opção de plataforma seja usada principalmente por motoristas comuns para enviar seu drone como um batedor de dados avançado. Por exemplo:
O drone pode identificar um acidente de trânsito uma milha à frente do veículo, retransmitir essas informações para o veículo e o veículo pode então se redirecionar para evitar o acidente. O drone também pode ser usado para auxiliar o veículo de qualquer outra maneira.
Não é tão fácil quanto os muitos aplicativos de tráfego para smartphone disponíveis, com certeza, mas quantos deles irão capturar imagens cativantes de mídia social de 30 metros de altura?
O pedido de patente da Ford, é claro, descreve o drone com especificações detalhadas e instáveis. Mas, de um modo geral, é explicado como sendo composto por uma estrutura segura de quatro lados, na qual um painel de encaixe central pode ser afixado para uso permanente ou removido e guardado quando o uso de UAV não está previsto – o que, no caso de um acidente inesperado, o tornaria tão útil quanto o proverbialmente estepe armazenado na garagem.