O Dronemodelismo já recebeu diversos automodelos, de vários tamanhos, cores e características diferentes, no entanto uma coisa diferencia este dos outros modelos que ja testei, e é o fato deste não ser um modelo 4×4. Na prática isso significa que ele não fica tão “preso no chão” quanto os modelos 4×4, o que por um lado é claro que limita ele em alguns aspectos mas por outro lado pode tornar ele até mais divertido que modelos com este recurso.
Conteúdo da embalagem
A unidade recebida do GPTOYS S912 para estes testes foi enviada pela Gearbest, e tudo chegou muito bem embalado e apesar dos diversos sinais de abusos cometidos pelo serviço postal, o carrinho chegou sem danos, protegido pela estrutura da embalagem original e pela espuma que revestia todo o pacote.
GPTOYS S912
Como é de costume nestes automodelos, o carrinho veio preso por diversos zip ties, que literalmente impedem que ele seja retirado da caixa sem a ajuda de um estilete ou de uma tesoura. Superado este obstáculo, foi possível localizar abaixo da base à qual ele estava fixado o rádio controle e uma caixinha com alguns acessórios como uma chave de roda, 2 engrenagens extras, e o carregador.
GPTOYS S912
O rádio que acompanha o produto é bem funcional, embora simples. Além dos controles básicos de direção e aceleração possui um comando para trimagem das rodas dianteiras e uma chave liga/desliga. E só. Para facilitar o transporte, a “rodinha” direcional é removível, e para acessar o compartimento da bateria – ele funciona com 2 pilhas pequenas – é preciso remover um parafuso na lateral. Sem mistérios.
A performance do GPTOYS S912
Como falei no início deste artigo, o GPTOYS S912 é um carrinho 4×2, então para quem está acostumado com um modelinho 4×4 é normal alguma estranheza seja percebida no comportamento dele. Apesar de ter potência de sobra para vencer rampas bastante ingrimes, a falta da tração dianteira acaba fazendo com que ele não extrapole todo o seu potencial e acabe vencido pela gravidade.
GPTOYS S912
No ambiente off-road plano ele não encontra qualquer dificuldade para se deslocar, impondo inclusive ao piloto a necessidade de dosar o acelerador e fazer constantes correções no “volante” para manter sua trajetória devido à sua potência abundante, o que deixa em minha opinião a brincadeira ainda mais divertida. O problema começa, porém, quando surgem em seu caminho obstáculos mais radicais que acabem ou neutralizem de alguma forma a tração das rodas traseiras, e aí não tem jeito a não ser prestar um serviço de socorro manual e a partir daí recomeçar a diversão.
GPTOYS S912
No ambiente on-road, ou seja, no bom e velho asfalto, é onde o GPTOYS S912 mostra de fato a sua verdadeira vocação. Com a maior aderência entre os enormes pneus e o piso ele não sofre tanto coma perda da dianteira quanto na terra mas ainda assim sobra um pouco de potência para correr o risco perder o controle ou então para ensaiar algum nível de drift, dependendo é claro do nível de abrasividade do piso.
Qualidade construtiva
Durante o período em que conduzi os testes não encontrei nenhum detalhe que desabonasse a qualidade construtiva do GPTOYS S912. Sem rebarbas, sem problemas de encaixe, sem parafusos soltos, e sem danos causados pelos tombos e porradas aos quais sujeitei ele. O rádio também, apesar de simples tem boa resistência aos exageros que eventualmente cometemos durante os momentos de maior adrenalina.
GPTOYS S912
Quanto ao carregador não há muito o que dizer, já que não possui qualquer detalhe digno de nota, e até o momento tem funcionado corretamente.
Veredito
Após a análise posso dizer sem sobra de dúvidas que o GPTOYS S912 é uma excelente opção de compra para quem procura um carrinho nesta linha mas não pretende gastar muito. A qualidade é boa, o desempenho também, então basta lembrar que não se trata de um modelo 4×4 e aí muito provavelmente ele atenderá todas as suas expectativas.