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REVIEW WLToys A979B: CARRINHO BARATO capaz de chegar a 70Km/h

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Review de hoje é sobre esse demônio aqui, O WLToys A979B.

Primeiro, vamos fazer um rápido unboxing. O que vem na caixa? É aquilo que vocês já estão acostumados em um carrinho RTR (ready to run). Vem o manual, uma chavezinha pra tirar os pneus, o carrinho propriamente dito, e em baixo dele vem uma caixinha com um carregador de lipo – sim, ele usa uma lipo 2S – e uma fonte.

E é claro, vem o rádio também, afinal se não viesse não seria um carrinho de controle remoto, seria no máximo um carrinho de fricção.

Fechou? Agora vamos falar dele então. E meu amigo…

Pensa numa coisa rápida.

Pensou? Aumenta!

O WLToys A979B

Nos últimos 2 meses eu recebi uns 5 carrinhos pra review, todos eles, ao chegar, já pego para dar uma brincadinha. E vou dizer pra vocês. Nunca pilotei um carrinho tão rápido, ao menos não um tão pequeno assim. E pra vocês terem uma ideia, uma REVO 3.3, que é uma revo, dá 45 mph de máxima, o que dá aí uns 72km/h. Já a e-Revo que é a versão elétrica da Revo dá cerca de 100Km/h, mas pessoal aí a gente tá falando de automodelos maiores, escala 1/10 e que custam mais de 500 dolares.

Vamo vê a revinho 1/16 que é mais parecida. 80Km/h de máxima na versão envenenada e 319 dolares.

Já esse WLToys aqui é menor ainda, escala 1/18, 70Km/h de velocidade máxima e custa a bagatela de 88 dolares, de modo que a relação custo x velocidade dele é infinitamente superior.

E sim pessoal, apesar de não ser um especialista em automodelos eu sei que velocidade máxima não é o único parâmetro pra avaliar um automodelo existem outros como a qualidade do material, a estabilidade, soluções de engenharia – que aliás em muitos desses modelos chineses são copiadas da traxxas mesmo – entre outras coisas. Então de forma alguma eu tentaria dizer que esse carrinho aqui é melhor que um traxxas, não é isso. O que quero dizer é que, pra quem não tem ou não pode gastar centenas de dolares mas procura um carrinho rápido, provavelmente não vai encontrar opção melhor que esse WLToys aqui.

O segredo da potência

Bom, vocês certamente já ouviram aquela história de que quando os americanos foram para o espaço eles gastaram milhões no desenvolvimento da caneta esferográfica, já que as canetas da época precisavam de gravidade pra tinta descer e obviamente no espaço não existe gravidade. E aí quando os russos foram pro espaço eles resolveram o problema de um jeito mais simples.

Eles levaram um lápis.

E a lógica da WLToys pra fazer esse capetinha aqui andar tão rápido é tão simples quanto a dos russos.

Basicamente eles fizeram esse carrinho em escala 1/18 e colocaram nele um motor 540 que geralmente equipa modelos de escala 1/10, e o resultado é esse que vocês estão vendo aí. Um torque absurdo e uma velocidade final perto dos 70Km/h.

Motor 540 do WLToys A979B 

Aliás pessoal a potência desse carrinho é tão grande que simplesmente é impossível fazer uma arrancada com o pé em baixo pois ele vai simplesmente girar ou capotar. O negócio é dosar o acelerador e ir pegando velocidade conforme a aderência do terreno. Na terra é quase impossível atingir a velocidade máxima, já que mesmo arrancando bem os pneus vão seguir patinando mesmo a velocidades maiores, então dá pra se divertir bastante tentando por exemplo montando uma pista e tentando reduzir os tempos de volta.

Se tiver 2 carrinhos então vira um espetáculo!

Defeitos? Sim, mas nada grave

Já no asfalto a coisa fica um pouco mais fácil – mas não tanto. Isso porque apesar da boa qualidade construtiva capaz de aguentar impactos e capotagens espetaculares como essa que vocês estão vendo agora, a parte da direção dele não é muito precisa.

É como se tivesse uma folguinha.

Então mesmo que tu seja ninja na pilotagem vai ter que lidar com essas pequenas variações na trajetória, mas também não é nada demais não viu, e se o cara dedicar algum tempo em cima do problema é capaz de conseguir resolver também. Mas confesso pra vocês que não me incomodou a esse ponto e eu posso conviver com isso de boa.

Outra coisa que pode incomodar alguns mas que outros vão dizer que é bobagem tem a ver com o rádio.

Ele é bem ergonômico e o conjunto tem uma precisão boa, mas outros modelos como esse outro aqui têm 2 funcionalidades que senti falta e cairiam como uma luva em um modelo rápido como esse.

A primeira é a ausência de dual rate pra direção, um controle que me permite deixar a direção mais ou menos responsiva de acordo com o tipo de pilotagem. Com ele, se eu pretendo andar rápido eu reduzo o comando pras rodas da frente esterçarem menos, mas se eu pretendo aloprar no off road então eu aumento o comando e as rodinhas passam a esterçar mais, diminuindo o raio das curvas.

A segunda é a ausência de dual rate para velocidade, uma espécie de limitador eletrônico que diminui a aceleração e a velocidade máxima, o que pode ser útil para iniciantes já que a potência desse carrinho é meio absurda e arrancar devagar por sí só já pode ser um desafio.

Mas o que pega mais mesmo é o dual rate pra direção porque quem compra esse carrinho aqui obviamente não tá muito afim de andar devagar.

E pra finalizar, pra quem tá se perguntando do alcance, é de cerca de 100 metros e a autonomia fica na casa dos 8 a 10 minutos, lembrando que isso depende da velocidade, das arrancadas, e também do tempo que tu fica de bate papo entre uma acelerada e outra, então na prática dá até mais que isso.

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