A ID remota tem sido uma palavra da moda na indústria de drones há alguns anos, mas este ano a conformidade com a ID remota é crucial. Em 16 de setembro de 2023, exatamente às 12h01, todos os pilotos de drones obrigados a registrar seus UAS devem operar suas aeronaves de acordo com a regra final sobre identificação remota . Dado que o prazo final de setembro está a menos de três meses, cada vez mais fabricantes de drones – recentemente Skydio e Flyability – tomaram medidas para garantir a conformidade do Remote ID entre seus clientes.
Flyability lança drone compatível com Remote ID
Mesmo que a Flyability seja conhecida por fabricar drones que voam dentro de casa, ela está tentando se tornar compatível com o Remote ID. Hoje, a fabricante suíça de drones lançou uma nova versão de seu drone Elios 3 que está em conformidade com o regulamento da FAA sobre identificação remota de UAS.
Isso apesar do fato de seus drones serem projetados para voar em espaços internos (que não estão sob a regulamentação da FAA). Mas a empresa diz que não quer que seus drones sejam restritos ao uso interno. Na verdade, seu drone Elios 3 teve casos de uso significativos ao ar livre, incluindo inspeção e mapeamento de racks de tubos no mar e em terra, bem como levantamento de radiação de estruturas de resíduos radioativos. O Elios 3 foi lançado em maio passado como o primeiro drone tolerante a colisões do mundo equipado com um sensor LiDAR para mapeamento 3D interno.
Agora, o Elios 3 RID atende a todos os requisitos estabelecidos na decisão do Remote ID da FAA, acrescentando que a implementação tem efeitos adversos no uso do dispositivo em áreas sem GPS.
Skydio lança atualização de software para seus drones siga-me
A Skydio, fabricante de drones da Califórnia, famosa por seu drone follow-me chamado Skydio 2+ , lançou uma atualização de software em junho que permite a identificação remota para o seu drone Skydio.
Os drones Skydio adquiridos antes de 16 de setembro de 2022 devem ser atualizados com o novo software (faça o download da atualização Skydio 2/2+ aqui e baixe a atualização Skydio X2E aqui ). A Skydio também emitiu modelos de etiquetas de ID remota com base na etiqueta compatível com ID remota padrão da FAA, que deve ser colada ou afixada com segurança ao seu drone.
Os drones adquiridos após 16 de setembro de 2022 já estão prontos.
Qual é o burburinho em torno do Remote ID? A regulamentação do Remote ID tecnicamente entrou em vigor em setembro de 2022 , mas a grande data aqui é setembro de 2023. É quando os pilotos de drones são legalmente obrigados a cumprir as regras e garantir que sua aeronave seja compatível com Remote ID, o que significa que eles estão pilotando um drone que podem ser identificados e localizados a partir do solo.
Resumindo, é um sistema de matrícula eletrônica para drones, com uma camada integrada de informações de localização. Com ele, a maioria dos drones terá que transmitir certas informações sobre si mesmo (como seu número de série) e sua operação (como sua posição atual, status de emergência, velocidade, posição do controlador e um registro de data e hora).
Existem quatro tipos diferentes de vôos de drones nos quais suas operações se enquadrarão no que diz respeito às regras de ID remota . Pequenos drones com menos de 250 gramas não são afetados. Drones com capacidade de identificação remota integrada são fáceis para o piloto, enquanto drones que não possuem capacidade de identificação remota integrada exigem mais trabalho do piloto para se tornarem compatíveis. É por esse motivo que empresas como Skydio e Flyability estão fazendo versões (ou lançando atualizações para modelos existentes) para reduzir o trabalho do operador do drone.