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FPV

Review: motores MEPS 2306, controladora MEPS Mini F7 e ESC MEPS 45A para drones FPV

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A MEPS nos enviou um kit de peças para montarmos um drone de corrida. O resultado do projeto você pode conferir na imagem acima ou então em detalhes no vídeo abaixo. E neste artigo vou falar um pouco sobre minhas impressões a respeito de cada um dos componentes utilizados.

https://www.youtube.com/watch?v=1r0bhm60PJ4

Onde comprar?

Motores MEPS 2306

Num primeiro momento o que mais chama a atenção do motor MEPS 2306 é a beleza, afinal ele conta com um desenho bastante arrojado e cores vibrantes, no caso, um verde limão fluorescente bem chamativo. Mas a beleza não é seu único atributo.

Desenhado especificamente para drones FPV, seja de corrida, filmagens ou freestyle, o MEPS 2306 oferece potência de sobra para seus usuários, chegando a superar os 1000 watts em sua versão de 1950KV rodando com baterias 6S. Isso se deve em parte pela adoção de materiais de qualidade e boas decisões de engenharia, como por exemplo:

  • Imãs N52H em formato de arco, 14% mais potentes que os convencionais,
  • Eixo de metal reforçado com titânio
  • fio esmaltado de nível militar resistente a até 220 graus
  • Rolamentos da NMB, líder em micro rolamentos, com vida útil de até 90 horas

Tudo isso se traduz em respostas mais macias, maior resistênca e menos vibração, graças uma diferença de balanceamento de menos de 3mg.

Diferentes versões para diferentes cenários

O MEPS 2306 está disponível em 4 cores diferentes e 3 versões de KV. No caso das cores pode parecer uma coisa supérflua, mas acreditem quando eu digo que essa turma do FPV adora personalizar seus drones, e não raro acabam optando por algum modelo de motor de uma marca específica unicamente pela estética.

E sinceramente errado não tá já que apesar de muitos terem mais de um drone FPV, sempre tem aquele modelo preferido, montado com mais carinho e peças mais caras, e estragar tudo com as cores erradas não é uma coisa legal. Por este motivo a MEPS disponibiliza seus motores 2306 nas cores Ciano, Cinza Frio, Laranja e Verde Fluorescente.

Com relação ao KV, é possível optar por versões de 2450KV, 1950KV e 1750KV, e para quem não sabe essa medida indica o número de giros dados pelo motor, por minuto, para cada volt aplicado, ou seja, um motor de 1000KV utilizando uma bateria de 12V irá girar teoricamente em até 12000RPM. E digo teoricamente porque as baterias possuem tensões nominais, máximas e mínimas, então o RPM irá depender da tensão atual da bateria, e é claro, da aceleração aplicada pelo piloto.

Via de regra motores de maior KV costumam girar hélices menores resultando em menor torque e maior velocidade média, enquanto motores de menor KV são ótimos para girar  hélices grandes, gerando bastante torque às custas de uma velocidade menor. Mas neste caso aqui estamos falando de 3 versões feitas para girar hélices de 5 polegadas, o padrão para este tipo de drone, então temos 3 opções com diferenças de potência, consumo e claro, desempenho.

A versão 2450KV brushless motor é feita para uso com baterias 4S, enquanto as outras duas são ideais para uso com baterias 6S. No nosso caso optamos pela versão 1750KV brushless motor já que eu nunca tinha pilotado com 6S antes, de modo que os 1610g de empuxo e os 882W de potência dele seriam mais do que suficientes para garantir uma boa experiência.

Já para quem tá buscando extrair o máximo de desempenho do seu drone talvez a versão  1950KV brushless motor seja amais indicada, já que fornece 1683g de empuxo e incríveis 1040W de potência. É claro que neste caso o consumo também irá aumentar significativamente, subindo de 35,7A para 42,3A, o que pode exigir ESCs maiores e baterias com capacidade de descarga maior.

Esta é uma excelente opção também para quem gosta de voar tanto 4S quanto 6S, muito embora eu tenha voado o de 1750KV com 4S e não que seu seja um super piloto da DRL, mas a performance foi bem aceitável também.

E por último a versão 2450KV brushless motor é reservada pra turma da bateria 4S, e aí estamos falando de números menores, compatíveis com a proposta que quem voa esse tipo de bateria busca. Mas não é muita coisa a menos não. São 1376g de empuxo a 629W, e é sempre bom lembrar que esses drones geralmente pesam na casa de 1Kg, e cada drone tem 4 motores, então de qualquer forma sempre teremos uma relação peso x potência absurda.

Vai do gosto do freguês.

Controladora MEPS Mini F7

Quando se trata de controladoras de vôo para drones FPV, são muitas as opções do mercado, variando tanto tem termos de qualidade quanto funcionalidades, tamanho e capacidade de processamento.

Em termos de qualidade podemos citar a construção geral da placa, a escolha de componentes mais ou menos competentes, ou até mesmo um giroscópio de baixa qualidade. 

 

No que diz respeito a funcionalidades, elas podem variar quanto ao numero de portas de expansão (UARTS), saídas de alimentação (BECs), conectores dedicados para periféricos e até mesmo sensores como barômetro e gps, muito embora a presença deles seja mais uma questão de propósito da placa do que algo relacionado à qualidade.

Quanto ao tamanho geralmente nos referimos à distância entre os furos de fixação, que devem coincidir com os furos do frame a ser montado. Assim sendo temos as chamadas placas FULL que em geral medem 30.5×30.5mm entre os furos, as mini com 25.5×25.5mm e 20x20mm, e as micro com 16x16mm, mais voltadas para tinywhoops e demais setups realmente pequenos.

Já com relação à capacidade de processamento as controladoras de voo podem ser classificadas com base no seu processador, que vai do STM32 F0 de 48MHz até o STM32 H7 de 480MHz, que atualmente é o mais rápido disponível no mercado. Mas falo isso para fins puramente acadêmicos, já que na prática o que vemos no mercado na sua grande maioria são placas F3, já consideradas antigas e bastante limitadas, F4, que ainda oferecem bom custo benefício, e as F7, consideradas bastante rápidas e modernas. Sinceramente, H7 eu nunca ví ao vivo, quem sabe este ano.

Hardware

 

Com base no nome da MEPS Mini F7 você já deve ter concluído que se trata de uma placa padrão mini, com furação padrão 20x20mm, e um excelente processador F7 de 216MHz na versão STM32F722 com 512Kb de memória flash e 256Kb de SRAM. É importante mencionar isso pois existem ainda outras duas versões deste processador, a STM32F745 com 1Mb e 2Mb de memória flash e a STM32F765 com 320Kb e 512Kb de SRAM respectivamente.

Curiosamente no pedido que nos foi enviado constava outra placa, a MEPS F7 HD de tamanho padrão 30.5×30.5, mas acabou chegando a MEPS Mini F7 o que foi uma grata surpresa já que ela conta com praticamente todos os recursos da sua irmã maior, mesmo sendo mais leve e ocupando menos espaço.

Ponto positivo também para o giroscópio BMI270, que tem cada vez mais substituído o bom e fora de linha MPU6000 nas placas mais recentes, e apesar de muitos pilotos ainda torcerem o nariz para ele por considerarem o desempenho do MPU6000 superiores, é sempre importante lembrar que firmwares como Betaflight foram otimizados por anos para ele, então é natural que daqui pra frente passem a ter resultados cada vez melhores tanto com o BMI270 quanto com o ICM42688P. 

Conectividade

Um dos pontos altos da MEPS Mini F7 é a sua conectividade, a começar pelo luxo do gaucho que é a porta USB Tipo C. Sim meus amigos, isso conta ponto como diria o vendedor Chico, uma vez que boa parte das controladoras do mercado ainda utilizam a velha porta micro-usb muito mais propensa a problemas e quebras. Mas não para por aí.

Ela tem também se conecta diretamente aos ESCs 4 em 1 da MEPS por meio de uma porta dedicada, o que dispensa soldagens e a leitura do diagrama de conexões… ao menos para isso.

Outro destaque neste ponto é a porta dedicada para o sistema de FPV Digital, compatível tanto com sistemas da DJI de 2a (DJI Digital HD) e 3a geração (O3 Air Unit) quanto com sistemas Walksnail Avatar.

 

Expansível

Além dessas facilidades ela também é uma placa bastante expansível, contando com 5 UARTs onde podem ser conectados diversos periféricos externos como GPS, além de 2 BECs de 2A, sendo um de 5V e um de 10V que podem ser utilizados para alimentar esses periféricos ou qualquer outra coisa que não ultrapasse essa capacidade.

Obviamente ela também conta com conexões para led, buzzer e receptor, além de conectores para até 6 ESCs para caso você opte por não utilizar um ESC 4 em 1 da MEPS. Neste caso basta utilizar o conector dedicado conforme mostra o esquema abaixo.

ESC MEPS Mini 45A

Outra parte importante deste kit é o ESC MEPS 45A enviado, que na verdade é um ESC 4 em 1 de 45 ampares bastante adequado ao consumo dos nossos motores, que como vimos no início deste artigo vai alcançar no máximo cerca de 37,5A.

Mas caso você esteja achando essa margem pequena pode ficar tranquilo já que os 45A se referem ao uso contínuo, enquanto a corrente de pico é de 55A, garantindo aquele gás extra para os punchs e porque não também para salvar das ratiadas.

Com relação à tensão ele é bastante versátil já que funciona com baterias de 3 a 6S, utiliza firmware BLHeli 32 (assim como a maioria), possui furação de 20x20mm e também pode ser utilizado em conjunto com as controladoras da MEPS ou sozinho, já que possui tanto o conector dedicado quanto os pinos individuais para soldagem.

Mas apesar de valente, pode ser que você precise tirar um pouco mais de suco do seu drone, e para estes casos é possível optar também pelo ESC MEPS 60A que suporta corrente contínua de 60A e corrente de pico de 65A.

Hélices MEPS 5145

E pra fechar o pacote, as hélices, afinal drone nenhum voa sem hélices de modo que elas são tão importantes quanto qualquer outro componente desta lista.

A MEPS oferece 2 opções de hélices para drones desta categoria, a MEPS 4942 e a MEPS 5145, ambas bastantes semelhantes mas com pequenas variações no diâmetro e no passo. A primeira é levemente menor (4.9 polegadas) e com ângulo de ataque mais suave (4.2 polegadas), de modo que com a segunda (5.1 polegadas de diâmetro e 4.5 de ângulo) teoricamente é possível conseguir maiores velocidades,  muito embora sinceramente eu não saiba se seria capaz de distinguí-las em voo. No final das contas é tudo uma questão de gosto pessoal e de qual delas vai performar melhor com o setup do drone.

Fora isso elas são feitas de policarbonato de excelente qualidade, não apresentaram problemas de desbalanceamento e também resistiram a algumas porradas, tanto em árvores quanto na grama, sem quebras ou fissuras. É claro que não se trata de um material indestrutível mas atende bem à demanda desse tipo de voo.

Opinião final

Quando gostamos muito de algo pode ser difícil dar uma opinião sincera sem parecer favoritismo ou puxa-saquismo, mas o fato é que estou tão acostumado com tranqueiras diversas que posso falar sem medo de errar que os produtos da MEPS estão um nível acima, tanto no quesito qualidade quanto funcionalidade, e porque não, preço.  Mas será mesmo?

Bom, o motor MEPS 2306 custa 79 dolares, mas vem 5 unidades na caixa, o que se traduz em U$15,80 por unidade. Sinceramente não acho caro.

Já a controladora testada custa U$59,90 enquanto o ESC sai por U$86,90, o que pode afastá-los da média de preços de opções mais baratas mas se mantém na faixa de preço de equipamentos do mesmo nível.

Particularmente acredito que assim como existem drones que merecem peças simples e baratas, sem muita confiabilidade mas facilmente substituíveis (como aqueles usados para corridinhas de final de semana no meio do mato) existem também drones que demandam partes de extrema qualidade como essas, sobretudo em casos de uso profissional ou até mesmo recreativo, mas próximo a pessoas ou estruturas sensíveis onde a falha deve ser mitigada e a responsividade precisa ser o mais previsível possível. E claro né, naquelas montagens especiais que fazemos com todo carinho e paciência do mundo, cujo fruto acaba se tornando nosso droninho favorito… até quebrar ao meio com uma porrada bem dada no meio de uma árvore, e aí é só salvar o que resistiu e começar tudo de novo 🙂   

 

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