Destaques

Versões de Naze32 Revision 6

Published

on

Se você está pensando em comprar uma Naze32 para o seu próximo projeto, este breve artigo irá explicar as diferenças entre as diversas versões desta controladora.

Revisões

A Naze32 já está por aí ha algum tempo, e estamos atualmente na revisão 6 (rev6) dela. Cada revisão da placa implementa algumas melhorias para mantê-la atualizada com atualizações em sensores e no projeto como um todo. Outras diferenças entre as revisões geralmente involvem reposicionamento de componentes ou inclusão de novos conectores para dar suporte a novas funcionalidades.

4 Versões na Revisão 6

Existem atualmente 4 versões básicas de Naze32, denominadas de Acro, 6 DOF, 10 DOF e Full. Toda as versões utilizam o mesmo hardware básico com CPI STM32F103CBT6 rodando a 72MHz e 16Mb de memória flash. É nos sensores que cada uma das versões se diferem, como mostra a tabela abaixo. Os diferentes sensores nas várias versões significam que as placas podem ser fabricadas de forma mais cara ou barata, podendo se adaptar a aplicações específicas.

Comparativo das versões de Naze 32 Rev6

Naze32 6 DOF: esta é a versão mais barata e não inclui magnetômetro ou barômetro. Ideal para pilotos de FPV experientes que querem uma placa barata mas eficiente.

Naze32 Acro: Esta versão conta com um sensor barométrico BMP280 que quase não influencia no preço. Mas a adição do barômetro significa que a controladora pode agora gerenciar altitude (altitude hold) o que pode ser particularmente interessante para pilotos menos experientes.

Naze32 10 DOF: Esta placa inclui além do barômetro um magnetômetro HMC5833. A adição do magnetômetro, em conjunto com acelerômetro, melhora em muito o controle de direção (heading) da aeronave durante o vôo, mas mais importante que isso permite que seja adicionado um módulo GPS para habilitar funções avançadas de posicionamento como position hold.

Naze32 Full: A versão completa é idêntica à versão 10 DOF exceto pelo fato de utilizar sensores de qualidade superior, o barômetro MS6511 a bússola MHC5983 são muito mais precisos. O problema é que estes sensores são caros, de modo que a versão Full da Naze32 é a mais cara entre todas, mas também a de melhor performance.

Memória integrada

Todas as placas da revisão 6 incluem uma caixa preta integrada para gravar os dados de vôo, o que é excelente. As versões 6 DOF, Acore e 10 DOF contam com uma memória de 16Mbit, enquanto a versão Full possui memória de 128Mbit, o que na prática significa que é possível gravar dados de muito mais vôos.

Comparação entre Naze32 10 DOF e Naze32 Full

A diferença de precisão entre os barômetros das duas placas (em descanso) está no gráfico abaixo. O MS6511 da versão Full à esquerda mostra uma medição de altitude muito mais consistente que o BMP280 da versão 10 DOF à direita.

Comparativo entre Naze32 Full e Naze32 10 DOF

Naze32 Firmware – Baseflight ou Cleanflight?

As placas Naze32 podem rodar tanto Baseflight quanto Cleanflight. Ambos são bem similares e sem entrar muito em detalhes eu prefiro o Cleanflight por ser atualizado mais frequentemente e contar com mais desenvolvedores ativos.

Clones

Devido à popularidade das controladoras Naze32 existem diversos clones baseados nela. Enquanto muitas utilizam eletrônica e sensores similares ou idênticos, algumas foram desenhadas com certos objetivos então podem ter mais ou menos funcionalidades que a Naze32 original. Também cabe dizer que o Cleanflight suporta todas estas placas, embora a documentação possa ser um pouco diferente para cada uma delas.

1 Comment

  1. Thiago Oliveira

    27/01/2017 at 03:02

    bem legal

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor, habilite o JavaScript para enviar este formulário.

Sair da versão mobile